João Fonseca vence Denis Shapovalov em jogo de revira voltas

O jovem estrela brasileira, João Fonseca, enfrentou nessa sexta-feira (24/10) o ótimo tenista canadense, Shapovalov, atualmente na 24ª posição no ranking da ATP.
O jogo foi bastante intenso no primeiro set, Fonseca não precisou jogar as oitavas para chegar ao duelo, devido ao tenista prodígio da República Tcheca, Jakub Mensik, ter desistido do ATP da Basileia.
Por outro lado, Shapovalov venceu por 2-0, parciais 7-6/6-2 e contra o francês Valentin Royer e um dia anterior, eliminou o norte-americano Marcos Giron, em um jogo de 3 sets, com direito a pneu do canadense.
Como foi a partida ?
Ao todo, tivemos 8 quebras de saque, 5 delas para o brasileiro. Após o 1º set, Shapovalov desandou a cometer duplas faltas, ao todo foram 9. Já o número de aces, considerando que os dois jogadores são bons sacadores, foi baixo, total de 8, apenas 2 aces do brasileiro.
No primeiro set, o canadense estava em modo ”apelão”, errando pouco, sacando bem, ótimas devoluções, João, mesmo com a quebra inicial, ao decorrer do jogo parecia presa fácil.
Logo, deu a lógica em que a quadra mostrava, 6-3 para Shapovalov, em um set dominante. Ótimos golpes, sem pressa para definir as jogadas, parecia que levaria fácil.
Até porque, já no início do 2º set, Shapovalov teve 3 chances de quebra, um 0-40, após fechar sem sustos o set anterior.
No entanto, não podemos esquecer que Denis Shapovalov é um jogador muito inconstante, tanto no saque, mas também em um alto número de erros não forçados.
O diferencial
João escalou a montanha, fez 5 pontos seguidos, salvou os 3 breakpoints e confirmou o serviço no início do segundo set. Depois disso, o canadense caiu bastante o nível, visto que aquele nível dificilmente conseguiria manter o jogo inteiro.
Ficou nítido que mentalidade foi abalada, confirmado na desistência no 3º set, mesmo sem aparentar lesões físicas jogando.
Mas não se engane, até a segunda quebra de vantagem no último set, João não teve muitos pontos de graça, teve que pôr a bola em jogo e jogar a bola mais alta no backhand, de forma que centralizasse mais o jogo e impedisse o canadense de buscar ângulo nas cruzadas.
No final do segundo set, após João teve uma conversa com seu treinador, Guilherme Texeira, que foi bem captada na transmissão, dizendo que não estava conseguindo fazer que o adversário saísse do domínio dos pontos.
Essa conversa no canto fundo da quadra, fez o João além de ser fortalecer mentalmente, mas também taticamente fazer um set impecável, o treinador, passou confiança a estrela brasileira e de lá pro fim, Shapovalov não viu a cor da bolinha.
Rapidamente João fez 4-1, com duas quebras acima, quando iria para os 90 segundos de intervalo do game 5, Shapovalov foi até o outro lado da rede e apertou a mão de Fonseca e do arbitro de rede, desistindo da partida.
Curiosidade
Jamais podemos afirmar que o canadense desistiu por talvez achar a vantagem de Fonseca muito alta e não quis pagar o preço, ou continuar sendo amassado, provavelmente tomando um 6-2 ou até mesmo 6-1.
Porém foi tão esquisito que até o comentarista Silvio Bastos na transmissão estranhou, porque o jogador não pediu fisioterapeuta, não estava mancando, nem aparentemente com dificuldades para sacar.
Vale ressaltar que nesse final de temporada, muitos atletas estão desistindo no meio dos jogos por lesões ou prevenções a lesões mais graves. Dessa forma, talvez Shapovalov, como o jogo estava quase perdido, pode ter preferido poupar seu corpo e focar na próxima semana.
O que vem pela frente ?
João Fonseca enfreta o espanhol número 35 do ranking, nas semifinais da basileia, em busca de sua primeira final de ATP 500. Favorito? Sim, embora o espanhol viva um momento melhor, o brasileiro tem mais tênis.




