Avanço das obras do MUVI transforma o Alcântara e reforça mobilidade em São Gonçalo

Ponte sobre o Rio Alcântara é um dos principais marcos do projeto
As intervenções do trecho 5 do projeto Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI), no bairro Alcântara, já começam a ganhar forma e impactar positivamente o cenário urbano da região.
Entre os principais destaques está a construção da ponte sobre o Rio Alcântara, considerada a maior de todo o corredor viário, com 40 metros de comprimento e 14 metros de largura.
A estrutura faz parte do percurso total de 18 quilômetros do MUVI, que liga Neves a Guaxindiba.
Nesta etapa da obra, as vigas e pré-lajes da ponte já foram instaladas, e as equipes avançam agora na montagem de outros componentes estruturais essenciais para a finalização da travessia.
Pelo local passarão quatro faixas de rolamento — duas no sentido Guaxindiba e duas em direção a Neves — garantindo mais fluidez e segurança ao tráfego.
O projeto também contempla a construção de muro de contenção, calçadas acessíveis e ciclovia, ampliando as opções de mobilidade para pedestres e ciclistas.
Além da ponte, todo o traçado do MUVI vem recebendo uma série de melhorias estruturais, como implantação de redes de drenagem, pavimentação completa das vias, construção de meios-fios, calçadas padronizadas, ciclovias, paisagismo e a criação de faixas exclusivas para ônibus.
A proposta é reorganizar o fluxo viário e estimular o transporte coletivo e sustentável ao longo do corredor.
Considerado o maior investimento em mobilidade urbana da história de São Gonçalo, o MUVI conta com aporte de R$ 287 milhões e é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado das Cidades, e a Prefeitura de São Gonçalo.
Atualmente, as obras seguem em ritmo intenso também nos trechos 4, 5 e 6 do projeto. A concepção técnica do MUVI foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe).
Para o prefeito Capitão Nelson, o projeto representa uma mudança estrutural no município: “O MUVI é uma obra que já pode ser vista em várias regiões da cidade.
São Gonçalo, que por muito tempo foi deixada de lado em termos de infraestrutura, hoje vive uma nova realidade. Além de gerar empregos, o corredor melhora significativamente a mobilidade urbana, facilitando o deslocamento diário da população.
Agradeço ao governador Cláudio Castro, ao secretário Douglas Ruas e ao deputado federal Altineu Côrtes pelo compromisso com o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou.
O secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, também ressaltou o ritmo acelerado das intervenções. “Por determinação do governador Cláudio Castro, seguimos avançando no trecho 5 do MUVI.
As obras já começam a mudar a rotina de quem circula pelo eixo central de São Gonçalo, promovendo mais organização urbana, acessibilidade e qualidade de vida para moradores, trabalhadores e comerciantes da região”, afirmou.



